Em Brasília, a Maple Bear alcançou uma das maiores notas em Redação do DF e compartilha 10 dicas práticas com o professor Johan Behr
Com o ENEM cada vez mais próximo, estudantes de todo o Brasil entram na fase mais estratégica da preparação. Para quem está na reta final, cada escolha pode fazer a diferença — e é justamente nesse momento que o foco deve ser total. Professor de Gramática e Literatura da Língua Portuguesa Maple Bear Brasília, Johan Behr reforça: “O momento agora é de revisar com inteligência, treinar com foco e manter a calma”.
Com nove anos de experiência na Educação, Johan acompanha de perto o desempenho dos estudantes da Maple Bear, escola que tem se destacado pelo alto nível acadêmico e resultados expressivos no ENEM. No ano passado, a instituição alcançou 980 pontos na Redação, uma das maiores notas do Distrito Federal.
“Esse resultado é reflexo de um trabalho consistente, com acompanhamento próximo, foco no desenvolvimento das competências e um plano de estudos bem definido”, afirma Johan. Para ajudar outros estudantes a aproveitarem esse último mês com eficiência, ele compartilha 10 orientações práticas:
1. Comece revisando os conteúdos que mais caem nas provas.
2. Relembre as 5 competências avaliadas na redação do ENEM.
3. Amplie seu repertório cultural com filmes, livros, músicas e atualidades — isso pode ser um diferencial na redação.
4. Faça simulados cronometrados e use os resultados para identificar e trabalhar suas dificuldades.
5. Priorize as questões mais fáceis no início da prova para garantir pontos.
6. Treine leitura de gráficos, tabelas e interpretação de textos — habilidades essenciais no ENEM.
7. Organize tudo com antecedência: documentos, caneta preta, alimentação e trajeto até o local de prova.
8. Divida o tempo por questão e reserve minutos específicos para a redação e o cartão-resposta.
9. Lembre-se de fazer pausas rápidas durante a prova para respirar e manter a concentração.
10. Após cada simulado, corrija seus erros e revise os pontos mais frágeis com atenção redobrada.
A Maple Bear aposta em uma educação bilíngue e global, mas com forte enraizamento nas avaliações nacionais. Por isso, os alunos iniciam os simulados do ENEM desde o 6º ano, tornando a prova parte natural do seu percurso formativo. “A preparação começa cedo e com sentido. O mais importante agora é manter a tranquilidade, sem perder a firmeza”, reforça Johan.
Com organização, estratégia e um olhar atento para os próprios desafios, a última etapa da preparação pode ser decisiva — e fazer com que os estudantes escrevam, literalmente, a sua melhor redação.