Maíra Cardi descobre problema odontológico durante a gravidez

 

Dentista destaca a importância da saúde bucal no período da gestação


Maíra Cardi revelou que passou por uma cirurgia odontológica na quarta-feira, 20, depois de descobrir um problema em um dente que deveria ter sido retirado há dois anos. Grávida de uma menina, fruto do casamento com o empresário Thiago Nigro, ela contou que o caso trouxe preocupação extra por conta da gestação.


“Eu sou a louca do escovar o dente e do fio-dental. E eu passo muito fio-dental, mas aqui atrás, de tanto que passo fio-dental, começou a machucar a gengiva. Já faz um mês que estou reclamando”, explicou Maíra, dizendo que procurou um especialista diante do incômodo.


O diagnóstico confirmou a gravidade da situação. “A dentista, na hora que bateu o olho na minha boca, disse que tínhamos um problema. Chamaram um moço específico para examinar. Eu tinha que ter tirado esse dente há dois anos e não tirei. Logo, o dente estava consumido por dentro. E bactéria em grávida é gravíssimo, pode ter parto prematuro”, relatou.


Mesmo com a recomendação de extração, o procedimento não poderá ser realizado agora. “No meu caso, é muito ruim ficar com isso porque o bebê pode nascer prematuro por conta da bactéria. Mas eu tenho trombofilia, mas para operar preciso parar de tomar o remédio. Então, não posso operar”, disse a coach.


A dentista Ilana Marques, da IGM Odontologia para Família, alerta que situações como essa merecem atenção redobrada durante a gravidez. “Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diversas transformações hormonais e fisiológicas que podem impactar diretamente a saúde bucal. Alterações como gengivite gravídica, aumento da sensibilidade gengival, maior acúmulo de biofilme e até maior predisposição a lesões de cárie são comuns nesse período”, explicou.


Ela lembra ainda que os cuidados preventivos têm impacto direto na saúde do bebê. “A saúde da boca está diretamente relacionada à saúde geral da mãe e do bebê, já que infecções orais podem influenciar no risco de parto prematuro e baixo peso ao nascer. Por isso, consultas odontológicas regulares e cuidados preventivos são fundamentais durante a gestação”, ressaltou.


Segundo Ilana, manter a higiene oral é um cuidado essencial nessa fase. “Manter uma boa higiene oral, com escovação adequada, uso de fio dental e acompanhamento profissional, contribui não apenas para o bem-estar da mãe, mas também para a segurança do bebê. O dentista pode orientar sobre prevenção, realizar tratamentos necessários de forma segura e ajudar a controlar fatores de risco. Dessa forma, cuidar da saúde bucal na gestação não é apenas uma questão estética, mas uma medida essencial para promover uma gestação saudável e tranquila”, concluiu.


A especialista reforça ainda que o cuidado deve começar antes mesmo da gravidez. “É muito importante que qualquer pessoa que pretenda engravidar faça um check-up odontológico previamente. Assim, problemas existentes podem ser tratados de forma segura antes da gestação, evitando riscos desnecessários. Dessa maneira, durante a gravidez, a mulher precisa apenas manter suas consultas preventivas, que não têm contraindicação nesse período, garantindo tranquilidade para ela e segurança para o bebê.”

Postagem Anterior Próxima Postagem