Audiência Pública discutirá a implantação de centros de Juventude nas regiões administrativas do Distrito Federal



Acontece nesta quarta-feira a partir das 19 horas a audiência pública remota para discutir a implantação de Centros de Juventude nas regiões administrativas do Distrito Federal, por meio do aplicativo Zoom e transmitido ao vivo pela TV Web CLDF



A iniciativa é do deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, autor do projeto de lei 1431/2020 e objetiva o diálogo entre os jovens e o poder  público, de modo que a juventude e a população, possam participar no direcionamento das ações e políticas voltadas à institucionalização e implementação de centros de Referência de Juventude em cada região administrativa da capital, nos moldes dos centros de Juventude já existentes nas cidades da Estrutural, Samambaia e Ceilândia.

Para Delmasso, a criação dos centros de Referência de Juventude é uma urgência para a população. "Diariamente nos deparamos com jovens que não tem oportunidades e acabam evadidos das escolas e isso gera um ciclo vicioso. O jovem que não tem seus direitos constitucionais garantidos está muito mais sujeito a entrar para o mundo das drogas e ser levado à criminalidade, e, por isso, criar ações e atividades, onde poderemos preparar e encaminhar esse esse jovem para o mercado de trabalho, à serviços de saúde específicos, cursos profissionalizantes, à prática de esportes, espaços de lazer e assim por diante, aproveitando, sobretudo, as ações e políticas públicas já existentes, como é o caso dos centros de Juventude, que tem feito um excelente trabalho de resgate dos jovens, é definitivamente uma política pública necessária e urgente", afirma.

Hoje, existem mais de 48 milhões de habitantes entre 15 e 29 anos de idade no Brasil, o que alcança uma prevalência de quase 35% da população.  No Distrito Federal, os jovens representam 25% da população, o que corresponde a mais de 717 mil jovens, reforçando a necessidade de se criar esses centros, haja vista que a juventude está cada vez mais ativa e participativa, mas ainda carece de ações e serviços que viabilizem e garantam seus direitos.

Kedson Rocha, secretário de Juventude do Distrito Federal, afirma que, se aprovado, o PL 1431/2020 será uma grande conquista e um verdadeiro marco para os jovens. "A minha experiência me mostrou que muitos jovens escolhem o caminho errado simplesmente porque não tem outra opção. O único apresentado é o das drogas e da criminalidade. A partir do momento que mostramos uma nova perspectiva e damos oportunidades, estamos motivando esse jovem a seguir no caminho certo. Portanto, a aprovação desse projeto é um passo gigante para garantirmos espaço, ferramentas, inclusão e capacitação para que os jovens sigam para o caminho certo, que é o do crescimento e dignidade de que tanto falamos", pontua.

Ainda de acordo com o chefe da pasta, o trabalho que já vem sendo realizado nos centros de Juventude do Distrito Federal é fundamental para a implantação de alternativas de desenvolvimento nas comunidades, promovendo a participação social e cultural dos jovens cidadãos, ampliando suas perspectivas de vida e oportunizando qualificação profissional, desenvolvimento pessoal e físico.

Os Centros de Juventude são espaços de convivência criados para o acolhimento e desenvolvimento integral dos jovens por meio de ações nas mais variadas áreas, como educação, cultura, saúde, cidadania, inclusão social, entre outras, além de ações sociais de desenvolvimento comunitário, constituídos pela Lei nº 5.142, que instituiu a Política Distrital de Atenção ao Jovem.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades que antes eram presenciais foram adaptadas à modalidade online com a promoção de aulas virtuais e de acompanhamento dos cursos por meio da plataforma Moodle.

De maio de 2020 a maio de 2021 foram emitidos 2124 certificados de cursos e oficinas ofertadas nos centros de Juventude.

Confira o Projeto de Lei

Evento: Audiência Pública Remota para discutir sobre o PL 1431/2020 - Implantação dos centros de Juventude
Data: 23/6/21 - Quarta-feira
Horário: 19h
Link: https://cl-df-gov-br.zoom.us/j/2904821982
ID: 290 482 1982
Senha: 105098

Transmissão ao vivo pela TV WEB CLDF e pelo Portal e-Democracia.
Postagem Anterior Próxima Postagem