Especialista explica como as gorduras insaturadas ajudam a melhorar a circulação
Ao contrário do que muitos imaginam, nem todas as gorduras fazem mal à saúde. As chamadas gorduras boas, presentes em alimentos ricos em ômega-3, são grandes aliadas do sistema cardiovascular, contribuindo para a proteção dos vasos sanguíneos e o bom funcionamento da circulação.
O cirurgião vascular Dr. Herik Oliveira, da clínica Angioven, esclarece que essas gorduras, tecnicamente conhecidas como ácidos graxos insaturados, atuam elevando o colesterol HDL conhecido como colesterol “bom”, e diminuindo o LDL, o colesterol “ruim”. “O excesso de LDL pode se depositar nas paredes das artérias, causando seu estreitamento e aumentando o risco de eventos graves como infartos e acidentes vasculares cerebrais”, alerta.
Entre os alimentos que fornecem essas gorduras estão peixes como salmão e sardinha, além de abacate, azeite de oliva, nozes e sementes. “Além de melhorar o perfil lipídico, os ácidos graxos insaturados possuem ação anti-inflamatória, reduzindo processos que comprometem a saúde vascular”, completa Dr. Herik.
Por outro lado, ele alerta para os riscos do consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, encontradas em produtos industrializados, frituras e carnes gordurosas “Essas gorduras prejudicam o organismo ao elevar o colesterol ruim e aumentar a chance de doenças cardiovasculares”, explica.
Dr. Herik também recomenda atenção redobrada aos rótulos dos alimentos. “Evitar gorduras trans , excesso de açúcar e bebida alcoólica e optar por ingredientes naturais, dietas com fibras , minerais, frutas cítricas laranja, limão, acerola ricas em vitamina C, alimentos antioxidantes como frutas vermelhas,chá verde , alho , cebola e gengibre, peixes ricos em omega 3 , folhas verdes ricas em nitratos-( vasodilatadores)como espinafre e couve são medidas fundamentais que ajudam na sua circulação afirma.
Apesar dos benefícios, o especialista reforça que as gorduras, mesmo as saudáveis, devem ser consumidas com moderação, pois têm alto valor calórico. “Manter o equilíbrio na alimentação é essencial para evitar ganho de peso e garantir que o corpo receba os nutrientes necessários”, finaliza.
Para quem deseja um plano alimentar personalizado, o cirurgião vascular indica a consulta com nutricionistas ou profissionais especializados, visando uma dieta equilibrada que favoreça a saúde vascular e o bem-estar geral.