Senac-DF inaugura nova sede da Faculdade de Tecnologia e Inovação



O Senac-DF inaugurou nesta quarta-feira (7) a nova sede da Faculdade de Tecnologia e Inovação – uma estrutura totalmente moderna, na 913 Sul. O lançamento do novo prédio contou com uma cerimônia realizada de forma híbrida, com a presença de autoridades e também com uma transmissão ao vivo por meio das plataformas digitais. Ao final, foi realizada uma palestra on-line com o especialista em tecnologia Fábio Hara, funcionário da Microsoft. A Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF agora oferece 6 cursos de graduação e 26 de pós-graduação, todos voltados para tecnologia e gestão, com o objetivo de formar profissionais capacitados para o futuro



Representantes do sistema comércio da capital do País e do Brasil, assim como autoridades de governo, estiveram presentes para celebrar a nova sede – uma estrutura que conta com seis pavimentos disponíveis ao público e alunos, com o que existe de mais moderno na educação. O presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, por meio de um vídeo, disse que o lançamento da nova sede da instituição aponta para o futuro. "É um centro de ensino que acompanha as tendências, com estrutura totalmente moderna e ampla. É o Senac desempenhando com competência e excelência o seu papel: de transformar vidas, gerando oportunidades de crescimento para a população". Tadros também lembrou do idealizador da nova Faculdade do Senac na capital do País, o ex-presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, falecido em fevereiro deste ano. "Ele era um entusiasta da tecnologia. Aonde estiver, tenho certeza que estará orgulhoso da concretização desse projeto, que tem a sua marca e ficará como uma de suas grandes contribuições para o Brasil", concluiu Tadros.

Já o primeiro vice-presidente da CNC e presidente do Conselho Regional do Sesc e do Senac no DF, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, destacou que a nova Faculdade Senac é um exemplo para o Brasil e ressaltou a importância da educação na vida das pessoas. "O estudo é fator de ascensão social. Quantos de nós viemos de uma condição de pobreza, mas o estudo nos elevou e nos trouxe até aqui: quem estuda cresce e atinge os seus sonhos. Quando eu vejo a inauguração de uma faculdade dessa dimensão fico muito emocionado e feliz em ver o que o Senac pode proporcionar". Valdeci também lembrou de Francisco Maia com muito carinho. "Maia era uma pessoa com ânimo e com sonhos altos", concluiu Valdeci.

O diretor regional do Senac-DF, Augusto César Chabloz, enfatizou que é de extrema importância inaugurar uma instituição de ensino em um País que precisa tanto de educação. "Todos nós sabemos que o ensino é o combustível para que a gente possa trilhar um caminho bom e justo para o nosso País. Sendo assim, essa belíssima e moderna faculdade vem cumprir com a nossa missão: educar. Os desafios se apresentam ao Senac e a instituição nunca deixou de enfrentá-los", ressaltou Chabloz. Na oportunidade, o diretor regional do Senac, assim como todos os presentes, lembrou a importância de Francisco Maia para a concretização dessa realização. "Essa faculdade é o grande legado dele", destacou.

O diretor da Faculdade Senac-DF, Luís Afonso Bermúdez, disse que a nova estrutura física da instituição será um grande campo de trabalho para novas experiências e interações. Em sua fala, Bermúdez também enalteceu o idealizador da nova sede, Francisco Maia. "Vamos trabalhar e experimentar as novas tecnologias nessa nova estrutura. A Faculdade tem como visão ser uma referência em educação superior qualificada, com forte aplicação prática e novas técnicas de ensino", disse. "Estamos envolvidos com o compromisso da qualidade, criatividade, empregabilidade e, claro, com a inovação. Vamos estar cada vez mais conectados preparando os nossos alunos para os desafios do novo mercado de trabalho e com as novas profissões que surgirão", explicou Bermúdez.

O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido, elogiou todos que abraçaram o sistema comércio da capital do País para a concretização da nova sede da faculdade Senac. De acordo com ele, a inauguração é a realização de um sonho, idealizado pelo ex-presidente da Federação, Francisco Maia. "Para Brasília é uma honra receber essa nova faculdade, de primeiro mundo. São poucos os lugares que podem contar com tanta tecnologia e inovação", disse Aparecido.

O Secretário de Estado do DF, José Humberto Pires, e conselheiro do Senac também esteve presente, representando o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. José Humberto Pires lembrou de sua trajetória na instituição, na década de 70, quando fez cursos na entidade. "O Senac se fez presente no desenvolvimento de minha empresa e da minha vida. Por isso, tenho uma gratidão enorme pela instituição. Agora, temos que transferir esse tipo de sentimento aos jovens", disse o Secretário. Ele também elogiou a nova estrutura da instituição e desejou sorte a todos.

Homenagem
Na abertura da cerimônia, o ex-presidente da Fecomércio-DF e idealizador da nova sede da Faculdade Senac-DF, Francisco Maia, falecido em fevereiro, foi homenageado. A família do ex-presidente recebeu a concessão do título de benemérito da instituição. Valéria Farias, filha do empresário, fez um discurso aos presentes, agradecendo a lembrança de seu pai: um sonhador e entusiasta do futuro da capital do País. "Infelizmente não temos mais meu pai presente fisicamente, mas essa inauguração nos faz sentir que as suas realizações permanecem vivas. Francisco Maia continua sendo a maior inspiração para mim e para meus irmãos, uma mente carregada de criatividade e vontade de realizar. Em tão pouco tempo à frente da Fecomércio, ele entregou muito, com ajuda de muitos amigos e colaboradores, já que nunca esteve só", disse Valéria. Esposa, filhos, amigos e parentes de Francisco Maia também estiveram presentes para receber a homenagem.

Estrutura
São seis pavimentos disponíveis ao público e alunos. No térreo da faculdade são encontrados espaços como a recepção, área de convivência, auditório e foyer, área de atendimento e de descompressão. No subsolo também há uma área de convivência, com arena, biblioteca com computadores e salas de estudo, laboratório de inovação e de informática, café social, lounge, estúdio de áudio e vídeo. Uma novidade é o tobogã que dá acesso ao subsolo a partir do espaço de descompressão do térreo.

No primeiro pavimento os estudantes encontram uma moderna área de convivência, com nichos de descontração e estudo, além de salas de aulas tradicionais e uma sala de aula de tecnologia e inovação. O segundo e o terceiro pavimento são compostos por lounges de convivência, nichos de descontração e estudo, salas de aulas tradicionais e uma sala de aula de tecnologia e inovação em cada andar. No quarto pavimento fica a direção, a coordenação acadêmica, as coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação, a comissão própria de avaliação, a sala dos professores, a secretaria acadêmica, o departamento financeiro, equipe multidisciplinar, o atendimento aos discentes e o relacionamento com o cliente.

Fotos: Rafael Carmona.
Postagem Anterior Próxima Postagem