Melasma: inverno é a melhor estação para tratar a doença de pele

 Anticoncepcionais, gravidez e exposição ao sol podem agravar os sintomas


Valparaíso de Goiás, GO - julho de 2021 - A doença de pele conhecida como melasma é caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, em especial, na face. Não se sabe ao certo qual a origem da condição, mas uma certeza é que a exposição à luz é um dos fatores desencadeantes das manchas. "Por esse motivo, tratá-las no inverno é a melhor opção para se obter bons resultados", diz a coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera, Isabel Cristina Marques Fensterseifer.

A especialista esclarece: "No inverno, há menor incidência de raios solares, o que reduz as chances de exposição à luz". Segundo Isabel, os protetores solares são produtos indispensáveis de cuidados com a pele para todas as pessoas, mas para quem sofre com melasma é obrigatório. "A doença da pele, que tem essa caraterística de manchas escuras ou acastanhadas, atinge a face, principalmente, testa, nariz e lábio superior. Apesar de afetar outras partes do corpo, a incidência maior é no rosto, o que, também, traz prejuízos à autoestima", afirma a professora, ressaltando que a condição ocorre com maior frequência em mulheres.

"Não há uma certeza sobre a origem da doença, mas sabe-se que algumas situações podem agravar, como uso de anticoncepcionais, gravidez e, claro, exposição ao sol. Há estudos mais recentes que relacionam o melasma ao envelhecimento precoce de peles jovens", destaca a coordenadora.

Sobre os tratamentos disponíveis, há desde o uso de medicamentos até procedimentos que ajudam a clarear a tonalidade das manchas. Isabel afirma que um médico dermatologista deve ser consultado para a prescrição do melhor tipo de cuidado. "É importante destacar que o tratamento consiste, em sua base, na proteção solar. São recomendados, então, variados procedimentos que, juntos, vão clarear as manchas. Mas as medidas de proteção não devem ser abandonadas, pois a aparência do melasma deve ser estabilizada e impedida de que volte", ressalta. Dentre as opções disponíveis para tratamento, a especialista lista algumas:

Fotoproteção: pode ser de uso tópico associada ao uso de fotoproteção oral;

Peelings: tratamento associado com ácidos, que auxilia diretamente no clareamento da pele;

Laser: trabalha diretamente com a incidência de luz, por isso deve ser prescrita e executada por profissional habilitado, para não agravar as manchas;

Microagulhamento: procedimento que melhora a aparência das manchas, mas também deve ser prescrito e executado por profissional habilitado.




Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com blog.anhanguera.com .

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em 1.221 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.673 polos de ensino a distância e mais de 817 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br.