Paulo Melo estreia a coluna "O Pequizeiro" de política, empreendedorismo e condomínios


O goiano do pé rachado, administrador e jornalista Paulo Melo, vai comentar os principais acontecimentos de política, empreendedorismo e condomínios de cada semana, com notas exclusivas


A coluna "O pequizeiro" será uma espécie de revista semanal, com notas das principais notícias de política, empreendedorismo e condomínios, direto de Brasília para todos os brasileiros.

Coluna "O Pequizeiro" n°01 por Paulo Melo:

Mundo
O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao governo da África do Sul o nome do ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (Republicanos) para que ele assuma o posto de embaixador do Brasil no país.

Brasil
Os planos de saúde médico-hospitalares registraram, entre abril de 2020 e abril de 2021, um incremento de 1,05 milhão no total de usuários no país. Trata-se de um avanço de 2,2% no período. Com esse crescimento, o Brasil alcançou 48,1 milhões de usuários. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é o maior número registrado desde julho de 2016. Atualmente, 737 operadoras estão em atividade e cerca de 19 mil planos estão ativos.

Câmara
A Câmara dos Deputados promove comissão geral para debater duas propostas de emenda à Constituição (PECs) em discussão na Câmara que tratam de temas eleitorais: a PEC 125/11, que proíbe eleições próximas a feriados, mas terá o parecer ampliado para incluir temas da reforma eleitoral; e a PEC 135/19, que prevê a adoção de urnas eletrônicas que permitam a impressão dos votos para possibilitar a auditagem das eleições. O evento ocorrerá na quarta-feira (09/06), a partir das 9 horas, com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.

Senado
O Senado Federal lançou a campanha "Liberdade de imprensa, democracia viva". O objetivo da campanha, lançada no dia 3 de maio, em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, é reforçar a importância da livre atuação dos profissionais do setor e dos meios de comunicação, fundamentais para que informação de qualidade e credibilidade chegue a todos os cidadãos. Discussões em audiências, apresentação e análise de projetos de lei sobre o tema são ações do Senado Federal no combate às notícias falsas, além da investigação, junto com a Câmara dos Deputados, na CPI Mista das Fake News, de denúncias de ataques contra a democracia e o debate público.

Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que regulamenta a Lei nº 14.134, de 2021, a chamada Nova Lei do Gás, que recentemente modernizou o marco legal do setor. As inovações no arcabouço normativo se inserem no Programa Novo Mercado de Gás, que visa à ampla reforma do setor de gás natural para a formação de um mercado aberto, dinâmico e competitivo. Dentro desse escopo, o documento editado pelo Presidente detalha e complementa as disposições da lei para esclarecer os termos e orientar a regulação e os agentes da indústria de gás natural.

Coronavírus
O Ministério da Saúde distribuiu até o momento 102,9 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 . Deste total, foram aplicadas 71,6 milhões de doses, sendo 48,8 milhões da 1ª dose e 22,8 milhões da 2ª dose. Considerando a população, foram imunizados completamente (1ª e 2ª doses) até o momento pouco mais de 10% da população.

Empreendedorismo
Ao contrário do que possa parecer, a sobrevida da pandemia da Covid-19 não tem impedido as pessoas de empreender no país. Levantamento realizado pelo Sebrae identificou as 10 atividades econômicas que mais atraíram a atenção dos empreendedores brasileiros com oportunidades de negócios.  Confira as Top 10 atividades econômicas dos empreendedores em 2021: 1. Comércio varejista de vestuário e acessórios – 56 mil; 2. Promoção de Vendas – 46 mil; 3. Cabeleireiro, manicure e pedicure – 36,5 mil; 4. Fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar – 32,5 mil; 5. Obras de alvenaria – 32 mil; 6. Serviços de documentação e apoio administrativo – 29,5 mil; 7. Restaurantes – 28 mil; 8. Lanchonetes, casas de chá, sucos e similares – 24 mil; 9. Transporte de cargas – 22 mil; e 10. Comércio Varejista de bebidas – 21 mil.

Negócios
O Setor de Indústrias Gráficas (SIG), recebe mais de 1,8 mil pedidos para abertura de negócios. Legislação aprovada em 2020 permitiu a instalação de mais de 200 atividades na região.  Pouco mais de um ano após a legislação entrar em vigor, 1.842 consultas de viabilidade de localização foram pedidas até maio passado por empresas interessadas em se estabelecer na região. Essa é a primeira etapa da concessão da Licença de Funcionamento de Atividades Econômicas. A medida é necessária para verificar se o tipo de empreendimento é permitido no lote.

Fomento
O presidente Bolsonaro, sancionou no último dia (02/06), o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte -  Pronampe, que é uma iniciativa do Congresso Nacional, proposto por meio do PL n° 1.282/2020, o  Pronampe nasceu como medida de auxílio às micro e pequenas empresas na crise causada pela Covid-19 e agora passa a ser uma política pública de crédito oficial e permanente, dada a relevância dos micro e pequenos empresários para uma economia próspera e saudável. O Pronampe atende micro e pequenas empresas oferecendo linha de crédito com taxa de juros anual máxima igual à taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), acrescida de até 6% sobre o valor concedido.

Turismo
Grupo Tauá de Hotéis foi contemplado com o prêmio Ouro, na categoria "Gerenciamento de Crises" do Adrian Awards 2021 – o maior prêmio do mercado hoteleiro internacional. Conhecido como o Oscar Hoteleiro, o Adrian Awards é uma das mais renomadas premiações do setor de hospitalidade no mundo, realizado pela Associação Internacional de Vendas e Marketing da Hospitalidade (HSMAI) e nesse ano teve como tema as Melhores Práticas, Inovação e Comunidade em categorias relacionadas ao trabalho realizado em resposta à crise do Coronavírus. Entre momentos desafiadores, uma expressão esteve muito presente no vocabulário do Grupo Tauá de Hotéis em 2020: se reinventar. E foi nessa busca constante de motivos para uma retomada segura que foi apresentada a campanha que obteve destaque na premiação: "Não cancele, adie!", foi essa a maneira que trouxeram aos hóspedes, a esperança de que se-encontrariam em breve e que por isso não havia motivos para cancelar sua futura viagem.

Condomínios
Uma briga entre vizinhos de um condomínio de Águas Claras foi tema de um boletim de ocorrência registrado na 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul). O motivo seria o fato do cachorro de um dos moradores não usar focinheira. Após um bate-boca, os dois envolvidos na discussão chegaram a se agredir fisicamente.

Cidades
O deputado Delmasso (Republicanos), vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, elaborou projeto de lei para que as quadras do Distrito Federal possam ser revitalizadas. A execução das melhorias será feita em parceria com as associações de moradores, prefeituras comunitárias, conselhos comunitários e cooperativas habitacionais. Com a proposta de Delmasso, o GDF poderá estabelecer parcerias com as organizações comunitárias para revitalização de áreas internas das quadras do Distrito Federal. São contemplados serviços como jardinagem, roçagem, manutenção de pontos de encontro, quadras poliesportivas, parques e demais instalações de uso comunitário.

Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assina nesta terça-feira (08/06) a ordem de serviço para a construção do Hospital Oncológico de Brasília. O governador autorizou a empresa vencedora da licitação a começar as obras do primeiro centro especializado no tratamento de pacientes com câncer do DF. O centro de atendimento é um dos compromissos da atual gestão de ampliar o acesso da população à saúde pública. O hospital especializado no tratamento do câncer será erguido em um terreno de 40 mil metros quadrados no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), onde já funciona o Hospital da Criança, ao lado do Setor Noroeste. O espaço terá ainda 172 leitos disponíveis, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 152 de internação.

Ibaneis
O governador Ibaneis Rocha (MDB), estará nesta terça-feira (08/06) no estacionamento do estádio Rorizão de Samambaia, para lançar o programa Renova-DF. Trata-se de uma ação para oferecer cursos a moradores do Distrito Federal. Os selecionados receberão uma bolsa equivalente a um salário mínimo. Na visão de Ibaneis, o Renova-DF é um programa de "recuperação da dignidade das pessoas". "Vamos transformar isso em um projeto permanente do Distrito Federal, para que milhares de pessoas sejam atendidas e consigam tirar os seus diplomas, montar os seus negócios, empreender e trabalhar para a comunidade", comentou o governador.

Casa do povo
A Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou nesta quarta-feira (02) reunião extraordinária remota com a finalidade de debater e colocar em votação projetos de leis, requerimentos e indicações no âmbito da comissão. Destaque para o projeto de lei complementar (PLC) nº 77/2021, que, entre outras medidas, altera o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e cria oito áreas classificadas como de Regularização Fundiária Urbana (Reurb-S) no Distrito Federal. A proposição é de autoria do Executivo e contou com apoio do presidente da comissão, o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT), relator do projeto.

Eleições
O deputado distrital Rodrigo Delmasso disse neste domingo (06), ao programa "Conectado ao Poder" da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que o seu partido, o Republicanos marchará ao lado de Ibaneis Rocha em 2022, com o objetivo de buscar a sua reeleição e que dirigentes evangélicos de quatro dos cinco partidos políticos do DF se articulam com o propósito de apresentar um nome para compor a futura chapa do governador Ibaneis Rocha (MDB), voltada para as eleições de 2022.

Goiás
O governador Ronaldo Caiado(DEM), assinou, nesta segunda-feira (07/06), a autorização de obras em sete escolas de Aparecida de Goiânia. Com o investimento, que totaliza R$ 1,953 milhão, serão implantadas seis novas quadras cobertas e reformado um Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) da região. O governo de Caiado também está distribuindo um crédito de R$ 150,00 aos 530 mil estudantes da rede pública estadual de ensino, todos eles serão contemplados com o Cartão Alimentação do Governo de Goiás. O benefício substitui os kits de alimentação, que eram repassados mensalmente pelas escolas do Estado desde o segundo semestre do ano passado. O investimento total na nova modalidade de auxílio é de R$ 48 milhões, com recurso do Tesouro Estadual.

Entorno
A prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, promoveu mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata. O projeto que acontece nas dependências do Hospital Municipal de Valparaísol, atendeu mais 43 pacientes com os procedimentos cirúrgicos. A Oftalmologia do HMV tem como missão zerar a fila de pacientes diagnosticados com catarata no município e que aguardam por cirurgia. "Essa é mais uma iniciativa que reafirma o meu compromisso com o povo valparaisense, principalmente com aqueles que mais precisam no que diz a respeito da visão", comentou o prefeito Pábio Mossoro.

Maio Amarelo
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu diversas ações de educação, fiscalização e engenharia de trânsito durante o Maio Amarelo 2021. A autarquia realizou 86 ações educativas em diversas cidades do DF. Também no mês de maio, o Detran-DF realizou 402 operações do tipo blitz, 1.752 patrulhamentos, 325 operações com foco em estacionamento irregular e 38 ações para coibir motociclistas que utilizam o veículo com escapamento alterado. Ainda durante o mês de maio foram colocadas 417 novas placas de trânsito e implantados 3.500m² de sinalização horizontal, que incluem pintura de quebra-molas, faixas de pedestres, faixas de retenção, eixo de vias, estacionamentos, vagas especiais e zebrados, em diversas regiões do DF.


*Paulo Melo é goiano do pé rachado, jornalista, administrador, apresentador do Programa Cidades & Condomínios na TVCOM/DF e colunista de mais de 20 veículos de comunicação por meio da coluna "O Pequizeiro".
Postagem Anterior Próxima Postagem