Boca seca pode provocar mau hálito?

Quem nunca teve aquela sensação de boca seca? Essa sensação vem, geralmente, junto com a sede e o calor. Todavia, esse sintoma pode ser frequente em alguns casos. Entenda o porquê:

A boca seca é causada quando há produção reduzida de saliva. Por conta disso, ficamos com dificuldades para falar e engolir, dor de garganta e muita sede, podendo levar até a um mau hálito. A sensação de boca seca constante acompanhada de mau hálito, pode indicar problemas bucais sérios que diminuem a qualidade de vida da pessoa. Segundo a especialista em halitose, Dra. Cláudia Gobor, "A boca seca pode se dar por diversos motivos. Gravidez, diabéticos e pessoas que posseuem trasntornos alimentarem como bulimia e anorexia, podem ser pacientes frequentes desse sintoma". Não só esses, a boca seca pode ocorrer em pessoas que consomem medicamentos anti-hipertensivos, anti-histamínicos, antidepressivos, diuréticos e também em pessoas que estão em tratamento com radiação.

Causas mais comuns para a boca seca:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Alteração hormonal
  • Estresse

Quando essa sensação é frequente, pode ser ocasionada por 2 causas, explica a Presidente da Associação Brasileira de Halitose: "A sensação de boca seca quando constante pode ser causada pela xerostomia e também pode ser devido a um ressecamento da mucosa bucal, provocado pela falta de saliva".

Qual a relação com o mau hálito?

Quando ocorre o ressecamento, há uma descamação nas células epiteliais da mucosa bucal. Essas células serão depositadas na língua e decompostas por bactérias, o que pode gerar mau hálito. Para a Dra. Cláudia, "Nao é comum o conhecimento, mas a boca seca pode sim gerar mau hálito. Quando os sintomas são constantes, por isso, é importante se conusltar  com um dentista especialista para entender de ondem vêm as causas desse problema".

Para evitar tanto os efeitos da boca seca, quanto o mau hálito, é importante tomar alguns cuidados:

  • Beber muita água
  • Fazer uso de enxaguantes bucais
  • Ingerir gomas de mascar sem açúcar que incentivarão a produção de saliva.

Se seu caso de boca seca for extremo, é indicado que se limite a cafeína e consulte um dentista especializado em halitose.

Claúdia Christianne Gobor

Dentista especializada em halitose

Presidente da Associação Brasileira de Halitose

https://www.bomhalitocuritiba.com.br/

Rua da Paz, n° 195, Sala 102,   Mab Centro Médico, Centro/ Alto da XV, Curitiba- PR

(41) 3022-3131

Whatsapp: (41) 99977-7087

Instagram: @Claudiacgobor

Facebook: @ClaudiaC.Gobor

Youtube: Claudia Gobor