Exercícios físicos podem ajudar no tratamento da artrose?


A artrose, também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite, é uma doença que provoca um processo degenerativo e progressivo que agride a cartilagem articular que reveste as estruturas ósseas e o osso subcondral.


Foto: Pedro Alves - (foto de antes da pandemia).

Existem alguns fatores de risco que influenciam nesse processo fisiológico e patológico,  como idade avançada, obesidade, má postura, permanecer muito tempo na mesma posição, excesso de sobrecarga articular, atividade física de

Exercícios físicos podem ajudar no tratamento da artrose?

A artrose, também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite, é uma doença que provoca um processo degenerativo e progressivo que agride a cartilagem articular que reveste as estruturas ósseas e o osso subcondral.

Existem alguns fatores de risco que influenciam nesse processo fisiológico e patológico,  como idade avançada, obesidade, má postura, permanecer muito tempo na mesma posição, excesso de sobrecarga articular, atividade física de alto impacto sem orientação adequada, formação óssea, lesões articulares, profissões com movimentos repetitivos, fatores endócrinos, genéticos entre outros. É importante ficar atento aos primeiros sinais: dor, falta de firmeza, estalos nas articulações, rigidez e limitação dos movimentos.

De acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. A maior incidência é entre mulheres com faixa etária de 40 a 50 anos e tende a piorar com o avançar da idade, acometendo cerca de 70% a 80% das pessoas acima de 65 anos.

A doença é considerada a terceira causa de afastamento de trabalho no Brasil, de acordo com o Ministério da Previdência Social do Governo Federal. A patologia é tão comum que representa de 30% a 40% de todas as consultas em ambulatórios de reumatologia, afastando 7,5% dos trabalhadores.

Um estudo sobre a prática de exercícios em indivíduos com osteoartrose mostrou que fazer atividades como tratamento pode ter um resultado bastante eficaz na melhora dos sintomas, melhora na função e mobilidade articular influenciando diretamente na qualidade de vida das pessoas portadoras dessa doença.

Porém, cuidado para não exagerar. Estima-se que o excesso de exercícios físicos será a causa de 45% dos casos de artrose no futuro.

A artrose não tem cura, mas um trabalho multidisciplinar, envolvendo profissionais de educação física e fisioterapia, pode ser um grande aliado no tratamento, uma vez que os exercícios ajudam a fortalecer músculos ao redor da articulação, aumentando a amplitude de movimento, amenizando dores e retardando a progressão da doença.

Procure bons profissionais e garanta a melhora da sua qualidade de vida.

E é por isso que a rede de academias Acuas Fitness tem investido muito no ramo de academia na capital federal. Há 13 anos no mercado, a academia oferece um atendimento de excelência, com inovações e entrega de resultados.  

Tudo começou em agosto de 2007 com a abertura da primeira unidade da Academia Acuas Fitness em Águas Claras. Desde o início, o principal objetivo foi superar as expectativas do público com uma estrutura moderna, tecnologia de ponta e uma grande variedade de atividades desportivas.

A Acuas atualmente conta com 6 unidades, 4 abertas e 2 em obra, com previsão de abrir ainda no 1º semestre de 2021. Focada no atendimento às famílias, da gestação até a 3ª idade, o modelo da academia hoje está em franca expansão e, assim, se tornou a maior rede de academias full service do DF.

A diretora Itana Helou afirma que é apaixonada pelo que faz. "Sim, sou apaixonada pelo que faço, há 13 anos aprendi muito e estou sempre em busca de inovações e qualidade. Nossa rede está crescendo dia após dia, para esse ano já vamos para 6 unidades com 150 funcionários ao total", informou.

Com equipamentos modernos e importados, a rede que mais cresce no DF conta ainda com programas especializados para cada público. Confira:

- Programa Eleva Personal Group, para quem deseja um Personal trainer;
- Programa Idade Ativa, para a terceira idade;
- Programa Dani Rico para gestantes, mamães e bebês;
- Programa kids/teens, para crianças e adolescentes.

A rede Acuas Fitness promove as seguintes modalidades: Musculação, Aulas de Ginásticas, Cycling, Natação para todas as idades, Hidroginástica, Yoga, Pilates no aparelho, Cross Fit, além de nutricionistas e fisioterapeutas.  
"Depois de um 2020 totalmente atípico, as expectativas para 2021 são as melhores. Apesar da pandemia, a rede expandiu e abriu 2 unidades. Para esse ano, mais 2 unidades serão inauguradas. Realmente estamos confiantes em um 2021 de muita saúde, tanto no que diz respeito ao controle da Covid, quanto de levarmos bem-estar às famílias que treinam conosco", destacou a coordenadora de marketing Kharen Espíndola.

Além disso, Kharen ainda lembrou da grande importância que é praticar uma atividade física. "É um grande prazer incentivar a prática da atividade física e mudança de hábitos de forma geral. Academia é um ambiente de saúde e lugar onde as pessoas vão para extravasar, relaxar, cuidar de si e descarregarem o stress do dia-a-dia. E fazer parte disso, além de ter certeza do ambiente acolhedor o qual entregamos, é um imenso prazer", disse Espíndola.

Conheça as unidades da Rede Acuas Fitness:

Unidade Águas Claras
Av. Castanheiras, Ed. Big Center - Praça de alimentação, 1º andar

Unidade 413 Sul
412/413 sul, Mezanino Big Box Asa Sul - DF

Unidade Sudoeste (CLSW 105)
CLSW 105 bloco A, Lj. 1-B ao lado do Big Box

Unidade Asa Norte (106 norte)
SHCN CLN 106 BL D 1º e 2º andares

Unidade Asa Sul (508 sul)
(Inauguração em breve)

Unidade Lago Sul (Inauguração em breve)

Postagem Anterior Próxima Postagem