Ação social Vila Sesc Mais Saúde começa neste fim de semana e atenderá moradores do Sol Nascente

O Sesc-DF dará início à ação social Vila Sesc+Saúde neste final semana, 3 e 4 de outubro, na região administrativa Sol Nascente. A iniciativa vai das 9h às 15h e disponibilizará aos moradores exames preventivos, consultas médicas e testagem de covid-19. O projeto será realizado ainda em Itapoã, nos dias 17 e 18 deste mês, e no Riacho Fundo, nos dias 24 e 25 de outubro


Segundo a diretora da área de Programas Sociais do Sesc-DF, Nina Fontes, a existência comprovada de acentuada desigualdade social no DF desfavorece a população em vulnerabilidade social neste momento de pandemia. “Pensando nisso e levando em conta a missão social do Sesc, principalmente em tempos de pandemia por covid-19, o Vila Sesc Mais Saúde vai até essa população menos favorecida, oferecer serviços de forma gratuita, de modo que crianças, jovens e adultos, sejam contemplados com assistência qualificada e humanizada”, ressalta Nina Fontes.

De acordo com o planejamento do Sesc-DF, a expectativa é de que diariamente os locais de atendimento recebam em média 2,5 mil pessoas. Com isso, cerca de 15 mil poderão usufruir dos testes da covid-19. No total serão 420 consultas realizadas e 900 mulheres atendidas com o exame preventivo.

A estrutura da ação contará com 20 pontos de coleta para testagem de covid, 4 consultórios para exames preventivos de ginecologia e 6 consultórios médicos. Além disso, os moradores receberão lanche e kit composto com máscara protetora e preservativo.

Para a realização do projeto o Sesc-DF vai contar com o apoio logístico das Forças Armadas e do auxílio técnico da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, e ainda a Administração Regional dessas localidades. Além disso, a ação vai envolver a atuação multidisciplinar de profissionais das coordenações de Assistência, Serviços de Alimentação e Nutrição, Serviços Odontológicos e Serviços Médicos e Educação em Saúde do Sesc-DF e das áreas de Logística e Administrativa da Instituição. O evento conta , ainda, com o Laboratório parceiro, responsável pela emissão de laudos de testes de COVID-19.


De acordo com a coordenadora da área de Saúde do Sesc-DF, Carolina Trindade, cerca de 100 profissionais da equipe operacional de saúde do Sesc-DF vão trabalhar na ação social. Profissionais da área de Saúde do Sesc estarão no local para fazer a testagem de covid-19 e as consultas médias oferecidas à população das Regiões Administrativas. Mulheres de 25 a 64 anos da comunidade poderão fazer o exame ginecológico conhecido como preventivo. ”No mês de outubro também estaremos promovendo o Outubro Rosa e ofereceremos o exame preventivo ginecológico, por isso, a importância da prevenção, uma vez que os postos de saúde estão focados no atendimento de pessoas afetadas pelo coronavírus”, explica a coordenadora Carolina Trindade.


O fluxo da Vila vai funcionar primeiro com a triagem realizada entre mulheres de 25 a 64 anos, e com filas com para a testagem e o preventivo; para testagem e as consultas e uma fila apenas para a testagem. Todos receberão a entrega do lanche e do kit com máscara e preservativo. Os resultados dos exames ginecológicos de prevenção serão disponibilizados em até uma semana e os resultados dos testes para o novo coronavírus em até 24h.

Neste final de semana a Vila Sesc+Saúde será montada e irá funcionar no espaço público da Região Administrativa do Sol Nascente, localizado no Setor ‘R’ CNR 1 conjunto A, trecho 3. Nos dias 17 e 18, a Vila irá funcionar no Itapoã em espaço público, atrás do restaurante comunitário e nos dias 24 e 25 de outubro acontecerá na Administração do Riacho Fundo. Sempre das 9h às 15h.
Postagem Anterior Próxima Postagem